Apite! divulga espetáculos do 17º Pirateatrando


Dez companhias de artes cênicas piracicabanas se inscreveram no 17º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba) e apresentam seus espetáculos entre os dias 1 e 8 de setembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A realização do evento, que tem entrada gratuita, é da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) em parceria com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Uma das características da mostra, destaca a integrante da Apite!, Bêne Giangrossi, é a heterogeneidade das trupes. “Temos desde grupos com formação de elenco mais recente até os mais experientes, o que é muito importante, pois um dos objetivos do Pirateatrando é promover a troca de experiências”, diz ela, lembrando que o evento é uma forma de valorizar as artes cênicas na cidade e incentivar o movimento teatral.
A mostra funciona como seletiva para o 6º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e quatro dos dez inscritos vão passar por análise técnica de um júri, que ainda está sendo definido pela Apite!, para que até três atrações entrem no Festival, marcado para 29 de outubro a 6 de novembro.
Bêne conta que a diretoria da Apite! trabalha – em conjunto com a comissão organizadora do Fentepira – na definição de uma agenda de espetáculos convidados para o Pirateatrando, que será divulgada em breve, assim como a ordem das apresentações. A intenção é que as encenações possam acontecer em outros locais além do Teatro Municipal.

INSCRITOS – A Tragatralha Cia. de Teatro inscreveu para a seletiva o espetáculo Nhô Lica – Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral, trama que narra a vida do homem que garimpava pedregulhos pela cidade acreditando juntar uma fortuna de incalculável valor.
Já o Grupo Forfé de Teatro vai participar do Pirateatrando com dois espetáculos: Sobre Meninos, Mendigos e Poetas, que não concorrerá a uma vaga no Fentepira este ano por já ter se apresentado no Festival em 2010, e a peça Forfé Canta Lilás, inscrita para a seletiva. Neste caso, a trupe propõe o encontro entre o teatro e a música para “cantar” o caminho de um menino por uma estrada em busca de um amor separado há muito tempo.
Na seletiva está ainda o Andaime Teatro, com a comédia-dramática Horário Nobre, sobre a trajetória de duas figuras miseráveis – Rato e Zé – num pequeno barraco.
A Cia D’ vergente de Teatro vai para a seletiva com A Sombra de Medéia, montagem sobre cinco mulheres que, a exemplo da tragédia grega, assassinam seus próprios filhos e maridos.
A Cia. Atitude traz o infantil Teatro de Fantoche, peça sobre um palhaço que vivia triste por dentro e feliz por fora, mas que ao embarcar numa superaventura fica apaixonado por uma palhacinha.
A comédia O Anel de Magalhão, inscrita pelo Grupo Atuação, traz 16 atores para contar a história do esperto e trapaceiro João Teité, da vidente Tia Beralda, do rico e avarento Mané Marruá, das caipiras Teúsa e Mateúsa, entre outros personagens.
O Grupo Forfezinho de Teatro vai apresentar quatro experimentos cênicos em forma de exercício interpretativo, a partir de cenas da peça Eles Não Usam Black Tie, de Gianfrancesco Guarnieri.
O 17º Pirateatrando terá ainda a Cia de Teatro Zarastrusta e a peça cômica Doutor Acaso, a Cia Dois Amigos com Diálogos e o Grupo Pirando em Cena com Arlequim, Servidor de Dois Amos.
SERVIÇO
17º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), de 1 e 8 de setembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto e em outros espaços culturais da cidade.
Realização: Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
 Fonte: Fentepira

Nenhum comentário:

Postar um comentário