Dez companhias de artes cênicas piracicabanas se inscreveram no 17º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba) e apresentam seus espetáculos entre os dias 1 e 8 de setembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A realização do evento, que tem entrada gratuita, é da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) em parceria com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Uma das características da mostra, destaca a integrante da Apite!, Bêne Giangrossi, é a heterogeneidade das trupes. “Temos desde grupos com formação de elenco mais recente até os mais experientes, o que é muito importante, pois um dos objetivos do Pirateatrando é promover a troca de experiências”, diz ela, lembrando que o evento é uma forma de valorizar as artes cênicas na cidade e incentivar o movimento teatral.

Bêne conta que a diretoria da Apite! trabalha – em conjunto com a comissão organizadora do Fentepira – na definição de uma agenda de espetáculos convidados para o Pirateatrando, que será divulgada em breve, assim como a ordem das apresentações. A intenção é que as encenações possam acontecer em outros locais além do Teatro Municipal.
INSCRITOS – A Tragatralha Cia. de Teatro inscreveu para a seletiva o espetáculo Nhô Lica – Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral, trama que narra a vida do homem que garimpava pedregulhos pela cidade acreditando juntar uma fortuna de incalculável valor.
Já o Grupo Forfé de Teatro vai participar do Pirateatrando com dois espetáculos: Sobre Meninos, Mendigos e Poetas, que não concorrerá a uma vaga no Fentepira este ano por já ter se apresentado no Festival em 2010, e a peça Forfé Canta Lilás, inscrita para a seletiva. Neste caso, a trupe propõe o encontro entre o teatro e a música para “cantar” o caminho de um menino por uma estrada em busca de um amor separado há muito tempo.
Na seletiva está ainda o Andaime Teatro, com a comédia-dramática Horário Nobre, sobre a trajetória de duas figuras miseráveis – Rato e Zé – num pequeno barraco.
A Cia D’ vergente de Teatro vai para a seletiva com A Sombra de Medéia, montagem sobre cinco mulheres que, a exemplo da tragédia grega, assassinam seus próprios filhos e maridos.
A Cia. Atitude traz o infantil Teatro de Fantoche, peça sobre um palhaço que vivia triste por dentro e feliz por fora, mas que ao embarcar numa superaventura fica apaixonado por uma palhacinha.
A comédia O Anel de Magalhão, inscrita pelo Grupo Atuação, traz 16 atores para contar a história do esperto e trapaceiro João Teité, da vidente Tia Beralda, do rico e avarento Mané Marruá, das caipiras Teúsa e Mateúsa, entre outros personagens.
O Grupo Forfezinho de Teatro vai apresentar quatro experimentos cênicos em forma de exercício interpretativo, a partir de cenas da peça Eles Não Usam Black Tie, de Gianfrancesco Guarnieri.
O 17º Pirateatrando terá ainda a Cia de Teatro Zarastrusta e a peça cômica Doutor Acaso, a Cia Dois Amigos com Diálogos e o Grupo Pirando em Cena com Arlequim, Servidor de Dois Amos.
SERVIÇO
17º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), de 1 e 8 de setembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto e em outros espaços culturais da cidade.
17º Pirateatrando (Mostra de Teatro de Piracicaba), de 1 e 8 de setembro no Teatro Municipal Dr. Losso Netto e em outros espaços culturais da cidade.
Realização: Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Nenhum comentário:
Postar um comentário