A História de uma das tequilas mais famosas do mundo, José Cuervo


      Ela possui mais de 250 anos. É paixão, orgulho e a mais pura tradição mexicana. Liberdade, diversão e autenticidade são palavras que traduzem a essência da Tequila JOSÉ CUERVO, é reverenciada como a maior, mais famosa e mais antiga produtora de Tequila do mundo. Cada vez que se bebe um gole de tequila JOSÉ CUERVO, se bebe também um pouco da história do México.
-
A história
A história da famosa marca de tequila JOSÉ CUERVO começou em 1758, quando Don José Antonio Cuervo obteve os direitos sobre uma faixa de terra na região de Guadalajara, estado de Jalisco, no México, com a concessão do Rei da Espanha Carlos IV. Na terra havia uma pequena fábrica para a produção de vinho tipo Mezcal (precursor da tequila). Em 1781, seu descendente, José Prudencia Cuervo, comprou terras de Hacienda de Abajo, aonde viria a ser construída a destilaria para fabricação da tequila JOSÉ CUERVO. No ano de 1795, o Rei da Espanha, Carlos IV, transferiu algumas terras para José María Guadalupe Cuervo, dando-lhe a primeira concessão comercial para produzir tequila. A fábrica foi imediatamente construída e começou a produzir tequila, chamada de “Vinho da terra” (The wine of the earth). Era primeira a tequila produzida no México. O “CUERVO” (corvo em espanhol), símbolo da tequila e da família Cuervo, começou a ser gravada em todo barril produzido pela destilaria para as pessoas que não sabiam ler espanhol.
-
-
      Em 1805, María Magdelena Ignacia, filha de José María Guadalupe, se casou com Vicente Albino Rojas, que re-nomeou a destilaria para Fabrica La Rojeña. Rojas começou a promover os produtos da destilaria entre outros territórios mexicanos. Em 1859, Jesú Flores, um dos comandantes da destilaria, começou a expandir e ampliar os negócios de olho no mercado norte americano. Em 1873, os primeiros três barris foram exportados para o estado do Novo México, nos Estados Unidos. Somente em 1880 a tequila passou a ser distribuída em garrafas individuais e não mais em Damajuana (garrafa de vidro revestida de cortiça, de 5 litros com tampa de rolha), passando a ser uma companheira inseparável dos aventureiros que cruzavam as fronteiras com os Estados Unidos.-   -Em 1893 a tequila começou a ganhar prêmios nos Estados Unidos, tornando-a conhecida e apreciada pelos consumidores. Uma das mudanças mais importantes na história da empresa aconteceu em 1900, quando a tequila passou a levar o nome JOSÉ CUERVO. Em 1907 a tequila JOSÉ CUERVO ganhou o “Gran Premio” na cidade de Madrid. Com a reputação da melhor tequila do mundo a marca começou a se expandir pela Europa.
-
-     Em 1938 a bebida ganhou ainda mais popularidade quando foi criado o coquetel Margaritas (feito de tequila e limão) no México. E a marca JOSÉ CUERVO aproveitou muito bem o sucesso do coquetel para se tornar a tequila líder do mercado. Em 1985, a marca introduziu no mercado, em comemoração aos seus 190 anos, a tequila JOSÉ CUERVO TRADICIONAL, apresentada em garrafas de 500ml e com o conceito de produção limitada e garrafas numeradas. Na década de 90 a empresa introduziu uma grande e ousada novidade: em 1995 lançou sua primeira tequila premium ao preço de US$ 75 a garrafa. Em 1997 já produzia 37 milhões de litros, exportando cerca de 76% de sua produção. Nos últimos anos, a JOSÉ CUERVO começou a introduzir no mercado outras variedades de tequilas (entre elas as tequilas com sabores e drinques prontos para beber), além das edições limitadas, aumentado consideravelmente seu portifólio de produtos.
-

-     A empresa, uma das mais antigas e famosas fábricas de tequila do mundo, comemorou em 2008 seu 250º aniversário. Para comemorar o bi centenário foi lançada uma edição especial e limitada de aniversário da bebida chamada JOSÉ CUERVO 250, um lote de apenas 495 garrafas, que vinha em uma caixa para presente acompanhada de duas taças numeradas. Essa preciosidade, que ficou armazenada por mais de 100 anos e mais 3 anos envelhecida em barris de carvalho antes da sua mistura final, tinha preço de US$ 2.250. Passados mais de dois séculos, a empresa continua a ser dirigida por membros da família Cuervo, da 9ª e 10ª gerações.--

As tequilas: A marca JOSÉ CUERVO comercializa vários tipos de tequila:José Cuervo Especial (José Cuervo Gold)É o resultado da combinação de Tequilas “Jovens”, sem envelhecimento, com Tequilas “Reposado”, envelhecidas por no mínimo 6 meses em barris de carvalho. Possui sabor Amadeirado, levemente doce, com notas de Agave e baunilha.
José Cuervo Clásico
Introduzida no mercado em 2003, de sabor suave, cítrico, refrescante e levemente doce, é uma tequila branca, fruto de mistura de tequilas jovens e tequilas amadurecidas em barris de carvalho. Combina perfeitamente com margaritas, frozen margaritas, variados drinks, misturas com refrigerantes ou sucos com gelo.
Cuervo Flavoured TequilasUma linha de tequilas misturadas com sucos naturais de frutas nos sabores Cítrico (limão e outras frutas cítricas), Oranjo (laranja e outras frutas cítricas) e Tropiña (abacaxi e outras frutas tropicais). A linha foi introduzida no mercado em 2006.José Cuervo Margarita MixÉ uma linha de tequila (uma espécie de margarita) pronta para beber com sabores Golden (limão, tequila e licor Grand Marnier) e Authentic Cuervo Margaritas (tradicional drink mexicano). A linha foi introduzida no mercado em 2000.José Cuervo Black MedallionTequila de sabor mais suave e sofisticado, amadurecida por um ano em barris de carvalho. Introduzida em 2006, é uma das mais novas tequilas produzidas pela marca JOSÉ CUERVO.
-
-José Cuervo Tradicional
       Inserida no grupo de Tequilas Premium, é 100% destilada do agave azul, e envelhecida por seis meses em barris de carvalho. De cor amarelo-palha, esta tradicional tequila tem sabor quente e picante. A produção é limitada e as garrafas, mais altas e esguias, também são numeradas. O rótulo muda todo ano (já que nele consta a indicação da idade da tequila). Por exemplo, nas garrafas da bebida produzida em 2004 aparece “209 años”.
Cuervo Reserva de La FamíliaA exclusiva tequila, como o próprio nome indica, faz parte de uma tradição familiar dos Cuervo de trazer os amigos para degustar as tequilas de sua adega particular. Em 1995, para celebrar o aniversário de 200 anos da marca CUERVO, a família decidiu compartilhar Reserva de La Família, uma tequila 100% agave e añejo (envelhecida em barril de carvalho), com o mundo todo, dando início à produção de edições limitadas.
José Cuervo Platino
Uma tequila Ultra Premium, elaborada através de um processo tradicional e de edição limitada.
--A bebida
       A Tequila nasceu do encontro do processo de destilação introduzido pelos espanhóis na época colonial, somado a uma planta muito antiga das terras mexicanas: o Agave Azul, uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Segundo regulamento do governo mexicano, a autêntica Tequila deve ter no mínimo 51% de seus açucares provenientes da planta Agave Azul Tequilana Weber, da região de Tequila no México (que inclui 5 estados mexicanos), ter 100% de ingredientes naturais e ser 2 vezes destilada.
--
Dados corporativos
  • Origem: México
  • Fundação: 1758
  • Fundador: Don José de Cuervo 
  • Sede mundial: Cidade do México, México
  • Proprietário da marca: Tequila Cuervo La Rojeña, S.A. de C.V.
  • Capital aberto: Não
  • Presidente & CEO: Juan-Domingo “Dobel” Beckmann
  • Faturamento: Não divulgado
  • Lucro: Não divulgado
  • Presença global: + 90 países
  • Presença no Brasil: Sim
  • Maiores mercados: México, Estados Unidos, Grécia, Canadá e Espanha
  • Funcionários: 1.400
  • Segmento: Bebidas alcoólicas
  • Principais produtos: Tequilas
  • Ícones: Suas garrafas quadradas
  • Slogan: Vive Cuervo.
  • Website: www.cuervo.com

A marca no mundo: A tequila JOSÉ CUERVO ESPECIAL é a mais vendida e conhecida do mundo, sendo encontrada em mais de 90 países, vendendo mais de 4.6 milhões de caixas (de 9 litros) anualmente. Atualmente a JOSÉ CUERVO possui um contrato de distribuição mundial com a gigante Diageo, permitindo assim que seus produtos estejam disponíveis nos maiores mercados consumidores mundiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário