Segunda edição do Comida di Buteco está na sua última semana em Campinas

      O Comida di Buteco, concurso gastronômico que escolhe o melhor boteco da cidade, realiza sua 2ª edição em Campinas entre 15 de abril e 8 de maio. Neste ano serão 24 dias de festival, sete a mais do que em 2010.
    O evento, que aconteceu pela primeira vez em Belo Horizonte no ano 2000, vai acontecer simultaneamente em 15 cidades (Campinas, Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Manaus, Belém, Salvador, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Fortaleza e Goiânia) .

Eleição
Durante os dias do "Comida", o público poderá percorrer os 20 botecos participantes e provar os petiscos que disputam o título de melhor da cidade.

Em cada bar haverá uma urna lacrada para que os clientes depositem as cédulas com seus votos. Serão avaliados o sabor (70% do peso do voto), a temperatura da bebida, que não precisa necessariamente ser alcoólica (10%), higiene (10%) e o atendimento (10%).

      Além dessa avaliação, haverá um júri. Cada jurado irá a três botecos e se identificará apenas na hora de pagar a conta.

      Os votos do público e do júri têm o mesmo valor. Serão válidas apenas as cédulas que contarem com o nome e o RG do cliente.

    A apuração será feita pelo Instituto Vox Populi e o resultado só é conhecido na hora da premiação. O número de eleitores não será levado em conta, apenas a média aritmética.

    Os quatro últimos colocados serão "rebaixados" e só podem voltar a competir depois de dois anos, depois de nova avaliação.

      Em 2010, o gastrônomo Eduardo Maya, gastrônomo criador do Comida di Buteco, visitou vários estabelecimentos para escolher os candidatos em potencial para ocupar as vagas existentes no festival.

     “Entre os critérios para seleção, podemos destacar o fato de o dono do bar ter que trabalhar no boteco, Isso é essencial, pois ele é a cara da casa, da familiaridade. Outro fator é o boteco ter tira-gostos e pratos de raiz”, afirma Maya.

     Os escolhidos não pagam nada para participar do evento, apenas se comprometem a ter o petisco para oferecer aos clientes durante os dias do concurso, estimulá-los a votar e colocar o material promocional do evento no ambiente.

      O concurso também traz o "Botequeiro Misterioso", que vai aos locais sem se identificar para provar os petiscos. Se for bem atendido, imediatamente presenteia o garçom com R$ 20. "É uma forma de incentivarmos o trabalho deles", diz Renato Maudonnet, sócio-local do evento,que durante seis anos promoveu a Quarta de Buteco em Campinas.



Marina Avancini
Agito Brasil

Confira a lista dos bares e petiscos que participam da 2ª edição do “Comida” em Campinas até 8 de maio no site www.agitocampinas.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário