BACARDI – A História de um Sucesso

      Quando pensamos em rum, logo o que vem em nossas mentes são imagens dos piratas. Uma associação muito explorada em histórias, desenhos e filmes. Agora, quando pensamos em marca de rum, a BACARDI é a mais famosa e proeminente do mundo. Não importa aonde o rum seja feito, com que ingrediente é misturado, quando a marca do morcego está presente, todos sabem que é BACARDI, cujo sabor exclusivo inspirou os pioneiros da coquetelaria a inventar alguns dos drinques mais famosos do mundo, incluindo o Mojito, o Daiquiri e o Cuba Libre.
-
A história
      Facundo Bacardi Massó, nasceu em Sitges (Barcelona) no ano de 1813; tinha somente 14 anos quando imigrou para Cuba, onde prosperou como importador de vinhos e outras mercadorias. Em meados do século XIX, o catalão conheceu um vinhateiro francês que decidiria a sua vida frente ao rum mais popular até então: o jamaicano. Este “vinho de açúcar”, como também era chamado essa aguardente obtida pela fermentação e destilação do melaço de cana-de-açúcar ou da trituração de canas-de-açúcar frescas, possuía características refinadas e aroma suave, capaz de curar doenças e exorcizar os “demônios” do corpo. Porém, o paladar agressivo do rum, uma bebida de péssima qualidade na época, causava muita dor de cabeça e desconforto no dia seguinte. Era a conhecida ressaca. Foi então que Facundo criou uma fórmula secreta de um rum mais suave, muito mais agradável ao paladar. Primeiramente começou a produzir para o seu próprio consumo um rum refinado graças às técnicas apuradas de filtragem, para as quais utilizava carvão com o objetivo de reter as impurezas e conseguir assim um sabor agradável, que melhorava muito o paladar da bebida, deixando-a não tão forte. Seus amigos começaram a experimentar a bebida e logo fizeram a fama de Dom Facundo, que começou a distribuir cada vez mais o rum entre seus conhecidos. Esta pequena distribuição entre familiares e conhecidos deu origem a idéia de estabelecer um pequeno comércio, para então colocar à venda a bebida.


      Em 4 de fevereiro de 1862, Don Facundo Bacardi comprou uma pequena destilaria por 3.500 pesos em Santiago de Cuba fundando a empresa Rum Bacardi y Compañia. A destilaria possuía velhos alambiques feitos de cobre e ferro para destilar rum, barris de envelhecimento, tanques de fermentação, além de uma colônia de morcegos que viviam nas vigas da velha casa, o que explica a presença da figura do animal nas garrafas do rum. Nesse dia, um ato muito simbólico ocorreu. Don Facundo plantou uma palmeira em frente à destilaria para simbolizar o nascimento do rum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário